sábado, 3 de novembro de 2007

Faço copia de um texto Fenomenal de um amigo meu! meloes e melodia


Fiz mesmo copy e paste!!!! mas é tão bom o texto que decidi mostrar a toda gente!







Há algumas coisas que me aborrecem. Mas que me aborrecem até ao limite.Há uns meses conheci o John*. O John é seropositivo há vinte anos e perdeu o parceiro para a mesma doença. Está internado num hospital Londrino e pertence a um grupo de estudo de doentes em fase terminal.
O John tem o aspecto que imaginamos de um doente de SIDA. Nos seus quase sessenta anos, pareceria ter noventa, não fosse o brilho dos olhos. Mas o rosto encovado, a falta de cabelo e pelo, os tumores pelo corpo bem como a lipodistrofia, e uma magreza assustadora, não nos deixa esquecer que o John está mal e não estará muito tempo. É um homem inteligente e culto, com um sentido de humor e uma ironia excepcionais.
Ri-se da vida e da doença. Infelizmente, é um dos raros casos em que os tratamentos não actuam. Cada vez que surge um novo tratamento, muda e melhora durante uns seis meses, mas logo o virus ganha resistência ao medicamento e neste momento não há tratamento no mercado que lhe valha.Como o hospital é ao lado de minha casa, e porque eu tenho que fazer uns controlos de sangue regularmente, cada vez que vou ao hospital, visito o John. Já não tem pais e passa o dia sozinho. Barafusta e tal porque diz que o quero matar porque levo virus comigo, quando até a propria água que o John bebe é fervida para evitar qualquer infecção. Mas logo fala, fala, conta-me a vida dele, as experiências, a frustação...Finalmente esta semana percebi o porquê da frustação. Ao falar com o médico que segue o caso do John, apercebi-me que as coisas não estão fáceis. Há medicamentos em fase experimental, inibidores de fusão, e o bem recente “splicing” (não sei qual o nome em Português).Estes tratamentos não estão aprovados nem podem ser administrados porque não são conhecidos todos os efeitos secundários, no entanto sabe-se que não matam em dois dias. No entanto o John, apoiado pelo médico, queria experimentá-los, mas não pode... estes tratamentos podem aumentar seriamente o nível de gordura no sangue e levar a sérios problemas cardíacos...Agora expliquem-me uma coisa, se um deles impede que o virus se funda com as células doentes e o outro impede que o virus se multiplique, garantir-se-ia que a doença do John parasse exactamente onde está, OK, com mais colesterol e tal, e outros efeitos que o podem matar daqui a cinco ou seis anos, ou nunca, porque não se conhecem; mas porque o podem fazer, não podem ser administrados, e o John continua a tomar os seus trinta comprimidos diários e à espera que um dia que o vá visitar leve comigo um viruseco qualquer que o mate.Não deveria ele poder escolher? Bolas, é muito diferente dizer a alguém que morre amanhã, ou que pode morrer daqui a cinco ou seis anos, ou talvez mais,...Mas claro, os novos medicamentos demoram sempre três anos ou mais a ser aprovados, exactamente o mesmo tempos que demoram as patentes dos existentes a expirar, e por isso a ser aprovada a produção de genéricos.Entendo perfeitamente que a Indústria Farmacêutica precise de dinheiro para pagar as suas investigações, que haja patentes, e compreendo que a falsificação de medicamentos na China e na Índia, estejam a retirar parte destes fundos fundamentais para o desenvolvimento de novos tratamentos para qualquer doença, mas bolas,... onde entram aqui os direitos do Homem, a Justiça Social?Queremos mais escândalos como foi não lançarem os inibidores da protease até os stocks de AZT terem diminuído para níveis economicamente aceitáveis?Podem chamar-me simplista, mas porque carga de água gastam os governos das grandes potências em armas e afins, promovem guerras aqui e acolá para estimular a economia e não dão este dinheiro à investigação para as doenças que matam todos os dias? Ou à prevenção?Se é por motivos económicos, que se lembrem que doentes inválidos também ocupam camas de hospitais, gastam em cuidados paliativos e não produzem... e esta gente curada, ou activa, será menos um custo e mais um proveito.Para mim é mais uma pessoa.
Por isso John, vou fazer o que me pediste, tu e o teu médico. Vou aventurar-me nesta cidade a dar alguma formação e conforto aos mais vulneráveis e aos doentes.
Fiquei muito contente em saber o conforto que te dou e a alegria que sentes quando me vês entrar. Sei que sou um risco para ti, mas vale a pena arriscar, seja por um tratamento do corpo ou por um tratamento da alma.
*nome fictício
Plantado por Melões Melodia às 16:49

Nenhum comentário: