terça-feira, 6 de novembro de 2007

Instituto sueco diz estar perto de vacina contra a Sida


Cientistas do Instituto Karolinska da Suécia, uma das mais respeitadas instituições de investigação do mundo, anunciaram na televisão sueca que esperam obter uma vacina eficaz contra o vírus da Sida dentro de dois a três anos.
Os testes clínicos da vacina - fruto de um estudo iniciado há sete anos - mostraram que 97% dos 40 voluntários inoculados desenvolveram resposta imunológica contra o vírus HIV.
A vacina está agora a ser testada em 60 voluntários na Tanzânia, e os primeiros testes indicam a possibilidade de obter resultados semelhantes aos alcançados na Suécia.
«Os resultados das fases 1 e 2 dos testes têm sido extremamente promissores», disse em entrevista à BBC a cientista Britta Wahren, responsável pelo projecto da vacina no Instituto Karolinska.
Durante os últimos 20 anos, cerca de 200 vacinas foram desenvolvidas em diferentes países, mas nenhuma conseguiu, até agora, obter resultados eficazes nos testes com humanos em larga escala.
Em Setembro passado, foram suspensos os testes de uma vacina experimental que era considerada uma das mais avançadas, após falhas registadas nos resultados preliminares.
O estudo, conduzido pelo laboratório Merck em nove países mostrou, depois de 13 meses de testes, que a vacina não conseguiu impedir a contaminação de voluntários com o vírus HIV.
Segundo a ONU, a Sida já provocou mais de 20 milhões de mortes, e hoje cerca de 40 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV no mundo - 70% delas no continente africano.
05-11-2007 10:40:32

Nenhum comentário: