domingo, 23 de setembro de 2007

Nova vacina contra a Sida fracassa nos ensaios clínicos

Nova vacina contra a Sida fracassa nos ensaios clínicosO estudo com uma vacina experimental contra a Sida que era considerado um dos mais promissores foi suspenso por falhar os seus objectivos. A vacina não conseguiu impedir que os voluntários ficassem contaminados com o vírus HIV, nem limitar a sua virulência.
O anúncio foi feito pela empresa farmacêutica Merck, que desenvolveu o produto e estava a testá-lo desde o final 2005 em 3.000 voluntários saudáveis.
Ao analisar os resultados dos ensaios clínicos, a empresa percebeu que 24 entre 741 voluntários que receberam a vacina ficaram infectados ao serem expostos posteriormente ao HIV. Número semelhante ao do grupo de controlo, que teve 21 infectados entre 762 participantes.
O trabalho estava na fase 2 e envolvia participantes de nove países. Metade tomava a vacina e metade, um placebo (substância inócua). Os voluntários foram escolhidos entre grupos de risco, como homossexuais e prostitutas.
«É uma notícia realmente decepcionante», afirmou Keith Gottesdiener, director do grupo de pesquisa da Merck para doenças infecciosas e vacina.
A experiência com a vacina foi o primeiro grande teste de uma nova estratégia contra a Sida. Tentativas anteriores procuravam desenvolver uma vacina que estimulasse os anticorpos a lutarem contra o vírus.
O projecto da Merck visava fazer com que o corpo incrementasse o seu sistema imune, aumentando a produção das células-T.
22-09-2007 15:03:18

Nenhum comentário: