terça-feira, 25 de setembro de 2007

Combate à Sida cria brigadas de intervenção

em "Diario de Noicitias da Madeira" in 25 Setembro 2007


Combate à Sida cria brigadas de intervenção Jovens social-democratas recebem formação para 'prevenir no terreno' Data: 25-09-2007 O combate à Sida vai passar a contar brevemente com o contributo de Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI).A iniciativa resulta de uma parceria entre a JSD e a delegação regional da Fundação Portuguesa 'A Comunidade contra a Sida'.Com o intuito de contribuir para a informação dos mais jovens, as duas entidades têm vindo a promover cursos de formação na área social, um evento que junta estudantes de enfermagem e de serviço social.Ontem, coube a Rubina Leal, directora executiva da delegação regional, e de Nivalda Gonçalves, líder da JSD, procederem à entrega dos certificados aos formandos que frequentaram o curso intitulado 'Prevenir Hoje, amanhã pode ser tarde'.Patrícia Gaspar

Lições de SIDA - Lições de VIDA

Sugestão de um Livro da autoria de Machado Caetano.

Lições de Sida, Lições de Vida - Sida e comportamentos de risco

Colecção eu também existo

editora AMBAR


Este livro é uma alerta e um convite aos seus leitores para uma reflexão sobre este problema, tornando-nos a todos protagonistas activos na sua prevenção.
O autor através da historia da Susana, incentiva-nos a entrar no mundo desta doença e a procorrer cada página entusiasticamente, absorvendo a informação, transmitida de uma forma clara, precisa e muito humana.

domingo, 23 de setembro de 2007

Nova vacina contra a Sida fracassa nos ensaios clínicos

Nova vacina contra a Sida fracassa nos ensaios clínicosO estudo com uma vacina experimental contra a Sida que era considerado um dos mais promissores foi suspenso por falhar os seus objectivos. A vacina não conseguiu impedir que os voluntários ficassem contaminados com o vírus HIV, nem limitar a sua virulência.
O anúncio foi feito pela empresa farmacêutica Merck, que desenvolveu o produto e estava a testá-lo desde o final 2005 em 3.000 voluntários saudáveis.
Ao analisar os resultados dos ensaios clínicos, a empresa percebeu que 24 entre 741 voluntários que receberam a vacina ficaram infectados ao serem expostos posteriormente ao HIV. Número semelhante ao do grupo de controlo, que teve 21 infectados entre 762 participantes.
O trabalho estava na fase 2 e envolvia participantes de nove países. Metade tomava a vacina e metade, um placebo (substância inócua). Os voluntários foram escolhidos entre grupos de risco, como homossexuais e prostitutas.
«É uma notícia realmente decepcionante», afirmou Keith Gottesdiener, director do grupo de pesquisa da Merck para doenças infecciosas e vacina.
A experiência com a vacina foi o primeiro grande teste de uma nova estratégia contra a Sida. Tentativas anteriores procuravam desenvolver uma vacina que estimulasse os anticorpos a lutarem contra o vírus.
O projecto da Merck visava fazer com que o corpo incrementasse o seu sistema imune, aumentando a produção das células-T.
22-09-2007 15:03:18

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil

7/09/2007 - 13h42 - Atualizado em 17/09/2007 - 15h12


Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil
Outros sete países também fazem parte da pesquisa, que teve avanços importantes. 76% dos voluntários que receberam o medicamento reagiram contra fragmentos do HIV.
Pesquisadores brasileiros e de sete países estão conseguindo resultados promissores no estudo de uma vacina para combater o vírus da Aids. Testes feitos em laboratório mostraram que o sistema imunológico de 76% dos voluntários que receberam o medicamento conseguiu reagir contra fragmentos do vírus.


"Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório. Porém a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos para dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não", disse o pesquisador Esper Kallás da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos coordenadores da pesquisa no Brasil.

A vacina - que pretende prevenir a infecção pelo HIV - está em testes em oito países. A primeira fase das experiências começou em 2004 com 360 voluntários que não tem o vírus. Na segunda fase, serão mais três mil pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do vírus da Aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas. A doença avança, principalmente, em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Por isso, para Kallás, os avanços devem ser comemorados. Mas o médico lembra que a prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do vírus. "Como o uso de preservativos e uso de seringas e agulhas descartáveis quando for fazer qualquer injeção na veia."

sábado, 8 de setembro de 2007

Nova Pagina do GAT

O GAT, Grupo Portugês de Activistas sobre o Tratamento do VIH/SIDA Pedro Santos, abriu esta semana a sua página oficial.
Tem muita informação sobre os anti-retrovíricos, e tudo relacionado com o VIH/SIDA.

O G.A.T., Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA – Pedro Santos, fundado em 2001, é uma estrutura de adesão individual e cooperação entre pessoas de diferentes comunidades e de diferentes organizações, afectadas pelo VIH.Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos registada como IPSS com o nº 11/04 no Livro n 2º das Instituições com Fins de Saúde, e sede em Lisboa.


Visitem o Site!!!!

Abraços

ABRAÇO MADEIRA

Associação 'Abraço' pede material escolar Data: 08-09-2007 No início de um novo ano lectivo, a 'Abraço' vê-se com dificuldades financeiras para arranjar material escolar para as crianças apoiadas pela associação. Nesse sentido, fez circular através do correio electrónico um pedido de ajuda, de modo a que sejam colmatadas "as necessidades básicas das crianças e jovens" integrados no projecto ABC Ser Criança. No 'e-mail', assinado por Mónica Santo, administrativa da delegação do Funchal, o apelo é justificado pelos "cortes orçamentais realizados", que "afectam todos os jovens em idade escolar e com direito a acção social" e pelas dificuldades financeiras por que passa a associação.Na lista de material solicitado pela 'Abraço' encontram-se compassos, transferidores, blocos A4 pautados e quadriculados, blocos de papel vegetal, blocos de papel cavalinho A4 e A3, cadernos pautados grossos com argola A4, cadernos quadriculados com argolas A4, cadernos pautados e quadriculados com margens sem argola A4, capas de elásticos A4 e A3, cartolinas A3, minas, borrachas pequenas brancas, apara-lápis com e sem caixa, tubos de cola líquida UHU, fita cola, tubos de guache, plástico autocolante para forrar livros, correctores, boiões de tinta e capas de lombada larga de 2 argolas A4.É ainda referido que algumas escolas primárias pedem também uma resma de papel a cada criança.A Associação 'Abraço' solicita ainda a todos quantos recebam a mensagem para que a reencaminhem para a sua lista de contactos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Programa nas prisões "teria evitado cerca de 650 novas infecções por VIH"

Segundo a responsável da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, Carla Torre, a aplicação do programa de troca de seringas nas prisões poderia ter poupado ao Estado 177 milhões de euros em oito anos. O programa troca de seringas entre os consumidores de droga distribui gratuitamente uma média de 60/90 seringas por ano, por cada utilizador, o que os responsáveis da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida admitem ser manifestamente insuficiente. "O nosso desafio é aumentar a cobertura. Não é possível para um utilizador ter apenas 60 a 90 seringas por ano, já que o que pretendemos é que cada utilizador tenha uma seringa por cada injecção", afirmou Carla Torre, durante a apresentação pública do novo kit do programa de troca de seringas. "Abre-se agora um novo caminho, porque o nosso Governo decidiu implementar o programa agora. Será um ensaio piloto, mas que terá certamente muito sucesso", estimou a especialista. O programa, que será aplicado a partir do dia 24 deste mês a título experimental, no Estabelecimento Prisional de Lisboa e na prisão de Paços de Ferreira, visa evitar a contaminação e a propagação de doenças infecto-contagiosas, como a VIH e a hepatite C, no meio prisional. Novos utensílios a distribuirPortugal está atrás de países como a Finlândia (que fornece uma média de 110 seringas por utilizador/ano) e do Luxemburgo e Noruega, com médias de mais de 250 seringas por cada consumidor de drogas injectáveis. No entanto, Carla Torre sublinhou que as 60 a 90 seringas distribuídas por ano e utilizador em Portugal apenas contemplam os utensílios distribuídos de forma gratuita e não aqueles que são vendidos nas farmácias. Os novos kits do programa de troca de seringas vão passar a ter dois novos utensílios: recipientes e carteiras de ácido cítrico, que quando partilhados podem transmitir doenças como o VIH/sida ou a hepatite C. Segundo a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, até agora os kits eram compostos por duas seringas, dois toalhetes, desinfectantes com álcool, um preservativo, uma ampola de água bidestilada, um filtro e um folheto informativo. Os novos componentes são introduzidos seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde e de um estudo piloto realizado em 2004 em Lisboa, Porto e Algarve, que considerou "indispensável" o seu fornecimento, uma vez que, quando partilhados, são utensílios que podem transmitir doenças infecciosas.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Esta semana.......

Ola!!!!

Segundo o jornal "Publico" de segunda-feira dia 3 de Setembro, a adesão do preservativo na ultima década em Portugal, foi de 14%. Comparando a uma década atrás, em 1997 era de 13%.

Como se consegue combater as DST e as fecundações não desejadas, para depois se tornarem em abortos??

Ainda lendo este jornal, uma jovem de 18 anos sexualmente activa, consultou sua ginecologista, e esta receitou-lhe a pílula e disse-lhe que "sendo assim não era necessário o uso do preservativo". INCRIVELMENTE esta jovem acredita que a pílula basta, e que basta ter confiança no parceiro ( é essencial na relação) para evitar as DST, como o HIV.
Que médicos nos temos????? quando dizem a um seu paciente que a pílula basta!!!!! como é possível???

não estamos em África!!!!!!!!!!!

Em África nem usam a pílula.

Uma prima minha, foi a pouco tempo a uma acção humanitária em África num país de língua portuguesa, e entre muitas coisas, os nativos disseram-lhe que o BRANCO é que introduziu a doença ( HIV ) dentro do preservativo, e não o usam para não serem apanhados pela feitiço dos BRANCOS.